Você tem se preparado para uma odontologia humanizada? – STEP 1

Você tem se preparado para uma odontologia humanizada?

 

A Política Nacional de Humanização (PNH) existe desde 2003 para efetivar os princípios no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários. A PNH deve se fazer presente e estar inserida em todas as políticas e programas de atendimento em saúde.

A humanização é a valorização dos usuários, trabalhadores e gestores no processo de produção de saúde. Valorizar os sujeitos é oportunizar uma maior autonomia, a ampliação da sua capacidade de transformar a realidade em que vivem, através da responsabilidade compartilhada, da criação de vínculos solidários, da participação coletiva nos processos de gestão e de produção de saúde.

Esse conceito de humanização já está bem presente no dia a dia de outras áreas da saúde, como obstetrícia, oncologia e outra mais. Acontece que, a prática da humanização está chegando na odontologia e você – dentista – precisa estar preparado pra isso.

Nunca estivemos tão conectados! E, nesta era de tecnologia, o lado humano se torna mais importante do que nunca. Afinal, o digital pode aproximar o mundo!

O novo consumidor carece de um atendimento que realmente se mostre preocupado e interessado em suas dores. Cada paciente quer sentir que os profissionais que o estão atendendo realmente se importam com seus problemas – desde a recepção em sua clínica quando eles vão passar por uma avaliação prévia, fazer seu cadastro inicial, até o pós-atendimento onde terão de lidar com pós-cirúrgicos, ministrar medicamentos solicitados e etc.

E isso é válido para todos os setores da medicina e claro, também na odontologia considerando que muitos pacientes ainda apresentam medo ao se submeter a um procedimento odontológico.

  • Mas o que torna a odontologia comum uma odontologia humanizada?

Uma odontologia humanizada nada mais é que um atendimento atencioso, demonstrando empatia, consideração, mostrando ao seu paciente que está disposto a compreender sua situação e muito além, saber que ele não é um problema a ser resolvido, mas que importa como uma vida.

Claro, na correria do dia a dia, lidando com vários pacientes e também com a gestão de sua clínica, é muito fácil esquecer isso tudo e fazer seu atendimento de maneira automática. E é aí que seu atendimento deixa de ser humano – fica mecânico e vazio, e mesmo que seja eficiente, não vai cativar seu paciente.

  • O atendimento humanizado realmente importa?

Bom, uma das principais estratégias de marketing para clínicas e consultórios odontológicos é garantir a satisfação dos pacientes para que eles recomendem a sua empresa aos outros.

Veja só alguns impactos dos procedimentos humanizados:

Para o seu consultório a humanização hospitalar é importante para aumentar a eficácia e a satisfação dos pacientes que, por sua vez, recomendam a instituição com mais frequência para outras pessoas.

Para o paciente, que está passando por um momento de dor (seja uma dor física ou estética), a humanização no atendimento é fundamental para garantir que ele seja tratado com carinho e dignidade durante sua jornada.

Para sua equipe, o tratamento humanizado é importante para motivar o trabalho a alegrar o ambiente clínico. Os profissionais se tornam mais contentes, aumentando a autoestima e o potencializando o trabalho em equipe.

 

Continue acompanhando nossos posts e se prepare para o novo normal da odontologia!

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