Você sabe o que é posicionamento de marca?

Em tempos de economia globalizada e mercados cada vez mais competitivos, é fundamental estabelecer um posicionamento de marca. Mas você sabe mesmo o que é posicionamento de marca?

Pra começar nosso papo queria falar um pouco com você, dentista, sobre o que é o posicionamento de marca e como isso compõe para que novos clientes venham até você e para que você mantenha um relacionamento com seus atuais clientes.

Mas então, o que é posicionamento de marca?

Posicionamento de marca é nada mais que o lugar que a empresa quer ocupar nos corações e mente do seu público-alvo. Posicionamento é, basicamente, a união entre Segmentação e Diferenciação.

 

Ou seja: posicionar uma marca é ocupar uma posição diferenciada na cabeça de um segmento específico de mercado; se a empresa não oferece algo de diferente, os consumidores não veem razão para não optar pela concorrência.

Porém, eu queria aqui ressaltar que posicionamento de marca não é a realização de um ato isolado, mas sim um processo contínuo, no agregar de vários itens que irão compor sua marca, sua grife. Além disso, as vantagens e os diferenciais oferecidos precisam ser relevantes para o público que se pretende atingir; é necessário saber incorporar qualidades técnicas e valores subjetivos.

Vou te mostrar aqui abaixo alguns exemplos de posicionamento de marca, assim você vai entender melhor do que estamos falando.

1 – Coca-Cola

Quando o assunto é posicionamento de marca, a Coca-Cola é um dos exemplos de maior sucesso.

Número um em seu segmento, não é à toa que a empresa esteja a mais de 125 anos no mercado.

Em suas diversas campanhas, como “Abra a felicidade”, “O lado Coca-Cola da vida” e “Bebendo uma Coca-Cola com”, a marca sempre se apoiou em valores como Amizade, Felicidade, Alegria, Partilha, União e Diversão para se posicionar.

O posicionamento da marca promove engajamento entre os seus consumidores, incentivando-os a compartilhar momentos e experiências.

 

2 – McDonald’s

Presente em mais de 117 países, o McDonald’s adota uma estratégia de posicionamento baseada em 4 conceitos que se complementam: segmentação, experimentação, adaptação e inovação.

Isso porque cada país apresenta especificidades culturais e demandas diferentes.

Assim, a marca consegue compreender as preferências e as necessidades dos consumidores de cada região e oferecer a eles a melhor experiência possível. Esse é um dos exemplos de posicionamento de marca mais complexos, pois apresenta diferenças de uma região para outra.

No Brasil, o McDonald’s se posiciona como líder de mercado: o melhor fast food, o lugar ideal para ser atendido rapidamente e com produtos de qualidade.

Segundo o site da empresa:

“Quem Somos: Nossa fórmula para o sucesso reside na qualidade. Serviço, limpeza e valor. Líder no segmento de serviço rápido de alimentação, o McDonald’s se destaca pela qualidade dos produtos e do atendimento”

 

3 – Apple

 

A Apple se posiciona como uma marca que oferece elegância, luxo e exclusividade. Isso é percebido em seus produtos, serviços, web site e também nas Apple Stores. Hoje, a empresa domina o mercado de tecnologia.

Seu posicionamento serve de base para todas as suas campanhas de marketing.

 

Aí você me diz, ah até agora você não falou de dentista…

Bom, até agora…

E essa é a próxima marca que queria te mostrar.

 

4 – Clínica Viotto

Dr. Viotto é um dentista da cidade de São Paulo que soube posicionar muito bem a sua marca ao longo do tempo. Visionário, sempre esteve a frente na inovação e atualização de mercado, sua marca é posicionada e ancorada em seu estilo de vida.

O atendimento de excelência e perfeição nos detalhes com que faz seus procedimentos também são âncoras da sua marca, mas desde cedo percebeu que para compor uma marca é necessário muito mais que excelência no atendimento, é preciso se reinventar sempre, se manter perto do seu público e aumentar sempre o relacionamento.

Se quiser conhecer um pouco mais dessa clínica referência, é só ver seu instagram @drviotto ou procurar pelo seu aplicativo nas lojas Play Store e App Store.

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