Onde você está sendo visto?

A escolha certa dos canais de venda mais efetivos para uma empresa pode ser um grande desafio enfrentado pelo gestor.

No mundo do marketing aprendemos que para uma marca se consolidar com seu consumidor, ela precisa de no mínimo 4 pontos de contato com os clientes

Isso porque existem vários canais de vendas tanto no meio online quanto no offline e, através deles, o time comercial vai se relacionar com os novos clientes em potencial.

Para escolher de maneira assertiva, é preciso entender a persona do seu negócio, como ela consome informações e por quais meios estão mais propensos a se relacionar. Além disso, é essencial entender as particularidades e o funcionamento de cada um.
A partir disso, fica mais fácil criar uma estratégia de canais e investir naqueles que trarão os melhores resultados.

MAS O QUE SÃO CANAIS DE VENDA?

Um canal de venda é o meio por onde uma empresa comercializa produtos e serviços, seja online ou offline.

Através dele, seu cliente passa a ter contato com seu negócio e sua empresa atrai a parcela do seu público que ainda não é cliente, mas tem intenção de compra. Os canais de venda também funcionam como uma forma de publicidade para levar sua marca ao público, mesmo que ele ainda não esteja no estágio para venda.

Um canal efetivo, e bem utilizado, tem o poder de aumentar a capilaridade de suas vendas, alcançar clientes que normalmente não seriam alcançados, e ainda pode ajudar a promover a sua marca!

QUAIS OS CANAIS DE VENDAS DISPONÍVEIS?

 

  • Canais Físicos

Pontos de vendas

Os chamados PDV’s , lojas tradicionais, majoritariamente voltadas para vendas para pessoas físicas (B2C), são os canais de venda físicos que mais estamos acostumados. Ali, o possível cliente, atraído num modelo inbound, tem a possibilidade de conhecer pessoalmente o produto ou serviço oferecido.

Venda direta

Empresas como a Natura e a Herbalife ficaram muito conhecidas no Brasil por esse tipo de venda.
Aqui, o contato do vendedor é direto com o consumidor final, por meio de visitas e apresentação de mostruário, por exemplo.

Telemarketing

Essa forma de comercializar produtos e serviços já é um canal utilizado há bastante tempo, principalmente por empresas de telefonia e internet.

Através deste canal, o vendedor pode tanto efetuar uma venda quanto agendar uma visita do representante comercial.

Por um lado, o telemarketing consiste em um meio mais direto e personalizado de entrar em contato com o cliente. Por outro lado, pode ser considerado inconveniente se feito de maneira equivocada.

  • Canais digitais

Google Adwords

O Google Adwords é uma estratégia de marketing digital que consiste em comprar palavras-chave (tais como “lembrancinhas de aniversário” ou “cadeiras de escritório”) para aparecer como resultado de busca desses termos (que estão relacionados com aquilo que sua empresa comercializa). Normalmente, os sites que utilizam AdWords aparecem no topo da lista de resultados do site de busca.
O Adwords é indicado para encontrar compradores que já tem certeza do que querem comprar e procuram ativamente por isso.

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma forma de personalizar melhor a mensagem que sua empresa quer passar ao público.

Para que esse canal seja efetivo, é necessário que você já tenha uma boa base de leads que vão receber esses e-mails e segmentá-la de acordo com o momento em cada uma se encontra na jornada do comprador.

Através dos e-mails, você pode falar sobre as vantagens dos seus produtos e serviços, oferecer descontos exclusivos e ainda avisar a sua base sobre novidades no seu catálogo de produtos.

Marketplace

No marketplace, diferentes marcas podem comercializar seus produtos, como é o caso da Amazon ou Mercado Livre, por exemplo.

Para isso, as empresas devem se adequar às regras de divulgação e demanda de estoque exigidas.

O marketplace é uma boa opção para trazer mais visibilidade à marca, principalmente quando se trata de uma empresa ainda pequena. A presença em um site marketplace grande pode trazer maior credibilidade.

Comercializar os produtos em um marketplace também pode ser útil para escalar o negócio.

Além disso, questões de pagamento e outras burocracias são de responsabilidade do site onde os produtos são comercializados. Já a garantia e a entrega do produto são deveres da marca que vende o produto.

E-commerce

O comércio eletrônico, ou e-commerce, como é conhecido, é diferente do marketplace por um fator: a loja virtual é de apenas uma marca.

No e-commerce, o site fica todo sob responsabilidade da marca que vende os produtos. O canal fica mais personalizado e com “ a cara” da empresa.

Aqui, escalar o negócio pode ser mais difícil do que no caso de marketplaces, então uma boa estratégia para realizar as operações do comércio eletrônico é essencial para seu bom funcionamento.

Afiliados

Afiliados são pessoas que vendem produtos e serviços de terceiros em seu site e redes sociais. O pagamento para essa venda é normalmente feita por meio de comissões.

O programa de afiliados é um canal indicado para empreendimentos digitais, com baixo investimento e que ainda não tem muita relevância no mercado.

O que se encaixaria na sua realidade de dentista como afiliados são os seus clientes satisfeitos. Os maiores propagadores da sua marca e com um grande bônus: a propaganda deles é gratuita.

Redes sociais

Hoje em dia, redes sociais como o Facebook e o Instagram já oferecem opções para venda de produtos e serviços.

No Facebook, além da página própria que a empresa pode criar para divulgar o que comercializa, há também a opção de marketplace, que atinge possíveis compradores que estão na região onde sua empresa se encontra.

Já o Instagram oferece a opção de mostrar valores de cada produto nas próprias fotos (quando a empresa possui uma página corporativa).

Com apenas um clique, o comprador é direcionado para a página de compra e pode adquirir o produto que desejar.

E aí, deu pra perceber a importância de aparecer em diversos canais?
Fica ligado aqui no blog pra mais conteúdos como esse!

 

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