Microempreendedor Individual (MEI) x Microempresa (ME). Qual a diferença?

Muitos dentistas ficam em dúvida na hora de institucionalizar seu negócio sobre esse contexto, resolvemos fazer esse post esclarecendo uma dúvida muito comum: qual a diferença entre microempreendedor individual e microempresa?

Pois bem, vamos lá!

O Microempreendedor Individual (MEI) é um programa criado pelo Governo Federal para ajudar aqueles pequenos empresários que atuavam na informalidade por não ter condições de atender às exigências da legislação e seus custos e diminuir a burocracia para esses pequenos negócios.

Daí, foi criado tal programa que simplifica a abertura, as alterações de informações, o fechamento da empresa e também o recolhimento de tributos, uma vez que este é realizado em um valor fixo e reduzido.

A natureza jurídica de um MEI, é a mesma de alguém que abre um CNPJ como Empresário Individual. Porém, ele terá alguns benefícios tributários e burocráticos devido ao seu porte que leva em conta o faturamento, que não pode ultrapassar 81.000,00 reais por ano. Terão, também, algumas limitações de atividades para se enquadrar como MEI.

Já a Microempresa é uma classificação quanto ao porte da empresa, várias naturezas jurídicas podem ser classificadas como Microempresa, mas essa classificação está sujeita à determinada faixa de faturamento que esteja entre 81.001,00 e 480.000,00 reais. Essa classificação permite à empresa optar pelo Simples Nacional, que simplifica o recolhimento de vários tributos e suas alíquotas.

Quer ver mais conteúdos como esse? Fica ligado aqui no nosso blog.
Mande suas dúvidas aqui nos comentários!
Temos diversos profissionais disponíveis pra você dar um Up no seu negócio!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *