Métricas do instagram. Você está atento?

Dentista,

 

Quando foi a última vez que você analisou suas métricas do Instagram? Seja honesto. Foi essa semana? Hoje? Há alguns meses atrás?

 

Eu entendo. São muitas tarefas. Planejar seu conteúdo, produzir, agendar e conversar com a sua audiência. Porém, se você não analisa os resultados, como sabe se está indo bem?

Então, por onde começar?

Neste artigo, detalharei as principais métricas que você precisa monitorar para melhorar constantemente seus resultados.

Métricas do Instagram

Antes de prosseguir, vamos falar sobre com que frequência você deve verificar suas métricas do Instagram (analytics, insights ou informações – como também são chamadas).

Você deve acompanhar suas métricas pelo menos duas vezes por mês.

Você não pode se dar ao luxo de esperar mais de quatro semanas para analisar seu conteúdo, entender o que está funcionando e o que não está e, em seguida, fazer as alterações necessárias.

Quatro semanas é muito tempo no Instagram e muita coisa pode mudar.

Portanto, verifique sempre seu progresso. Pode ser com uma planilha no Google ou papel e caneta. Desde que esteja acompanhando em algum lugar.


Quais Métricas do Instagram Definem o Sucesso da Estratégia?

A primeira métrica do Instagram que você deve observar são os comentários.

Os comentários são um ótimo indicador de que seu conteúdo despertou alguma emoção. Conseguiu incentivar as pessoas, elas pararam para digitar uma mensagem.

Porém, fique atento. Não é a quantidade de comentários que realmente importa! É a qualidade.

Comentários

Primeiramente, os comentários são extremamente valiosos porque são uma das maneiras pelas quais você pode começar a criar relacionamentos com as pessoas.

Muitas conversas interessantes acontecem nos comentários de uma postagem do Instagram.

É aqui que você pode se aprofundar sobre os objetivos, desejos e interesses do seu cliente alvo. Além de responder às perguntas deles e ajudá-los a seguir para a próxima etapa da jornada do comprador.

Portanto, se as pessoas deixarem um comentário, mesmo que seja apenas um emoji, uma ou duas palavras, não as deixe sem resposta. Responda, e se possível faça uma pergunta de acompanhamento, mostre a elas que você valoriza o tempo e a atenção delas.

Que tipo de conteúdo gera comentários?

O conteúdo que mais gera comentários são assuntos pessoais. Pense em como você pode contar algo pessoal de maneira que se relacione com seus negócios.

Como você começou nos negócios? Quais lições e erros que você gostaria de destacar? Quais foram suas maiores conquistas?

Seja humano. Mostrar seu lado pessoal dessa maneira gera afinidade. Mesmo que sua experiência ou opinião seja ligeiramente diferente da sua audiência.

O importante é que você vai se alinhar às pessoas que se relacionam com seus pensamentos e sentimentos. As pessoas que valorizam sua honestidade.

Agora, mais do que nunca, as pessoas estão procurando marcas com as quais possam se relacionar. Afinal, o Instagram é uma rede social.

Salvamentos

Quando alguém salva um conteúdo, é porque ele realmente é muito valioso.

Muitas pessoas usam o Instagram de maneira semelhante ao Pinterest.

Para essas pessoas, o Instagram é uma fonte de inspiração e informação. Por isso que o próprio Instagram criou pastas para as pessoas organizarem o conteúdo salvo.

Pense nas pequenas maneiras pelas quais você pode agregar valor a sua audiência.

Lembre-se: seu conteúdo não é para a sua marca, é para seu público.

De que maneira você pode enriquecer a vida da sua audiência? Como a vida das pessoas que te seguem pode ser melhor? Descubra como você pode resolver, de maneira simples, um problema da sua audiência? Você pode transformar algo complexo em simples?

Compartilhamentos

Minha métrica favorita! Significa que é algo tão bom, mas tão bom, que o mundo precisa ver.

A razão pela qual essa métrica é tão valiosa para sua estratégia é que ela fura a sua bolha. Com o compartilhamento, sua audiência está convidando mais gente para vir descobrir quem é você.

Quando seu conteúdo é compartilhado, você fica na frente de mais pessoas.

Se esses novos olhos gostarem do que estão vendo, eles vão te seguir também. As pessoas compartilham conteúdo com o qual elas se identificam. Uma maneira de criar conteúdo incrivelmente compartilhável é dizer o que as outras pessoas também sentem vontade de dizer. Pode ser tão simples quanto dizer algo que sua audiência está pensando ou sentindo.

O conteúdo que agrada a todos não agrada a ninguém.

Se ninguém está fazendo um contraponto ao seu conteúdo, significa que ninguém está prestando atenção de verdade. Você precisa se posicionar sobre questões que são importantes para você. Mesmo que isso afaste algumas pessoas.

Agora, a maneira como você vai fazer isso, tem relação direta com sua personalidade de marca. Você pode ser mais ameno ou mais beligerante. Depende de como você quer ser visto.

O importante é que seu conteúdo sempre esteja alinhado aos seus valores, não se preocupe, pois algumas pessoas podem não concordar com você, e isso é ótimo! Elas não são seu cliente ideal.

Cliques no Site

Outra métrica que eu adoro. Quando as pessoas acessam meu perfil, significa que pensaram: “quem é essa guria?”

Mas quando elas clicam no meu site, isso quer dizer que elas pensaram: “opa! gostei, me conta mais.”

É preciso muito para que as pessoas saiam de um ambiente para ir visitar outro.

Você precisa chamar bastante atenção para que elas parem o que estão fazendo, saiam do Instagram e visitem um site ou aplicativo externo.

Dito isto, você precisa ter uma maneira para as pessoas se conectarem com você fora do Instagram.

Uma boa estratégia de marketing tem vários pontos de contato.

Seja estratégico sobre o que escolher, pois isso ajudará a mover as pessoas na jornada. Verifique se não está apontando para um link quebrado ou uma página confusa.

É inacreditável a quantidade de especialista que deixa um link quebrado no perfil. É claro, as pessoas podem falar com você dentro do Instagram por mensagem, mas quantas pessoas querem saber um pouco mais antes de dar o próximo passo?

Em seguida, monitore os cliques no site para ver quais conteúdos estão gerando mais acessos. Mesmo uma postagem sem um CTA explícito pode direcionar as pessoas para o link em seu perfil.

Alcance

Quando estamos pensando no feed principal do Instagram, o alcance é muito importante. Esta métrica do Instagram refere-se ao número de contas que viram uma parte do seu conteúdo.

Você pode acompanhar os números do Instagram pela área Informações ou individualmente por post. Eu recomendo acompanhar seu alcance no nível da postagem, para que você possa ver em tempo real o desempenho de uma parte do seu conteúdo e, portanto, o desempenho de sua estratégia de hashtags.

Isso ocorre porque as hashtags do Instagram são essenciais para que seu conteúdo seja visto por mais pessoas.

Verificar seu alcance regularmente (ou seja, 24 a 48 horas após a publicação de uma postagem) significa que você pode entender se as hashtags que você usou foram eficazes ou não.

Se você teve um alcance acima do normal, fantástico! Esse conjunto de hashtags é bom para usar novamente.

Se você teve um alcance médio ou abaixo do normal, pode ser uma boa ideia pensar em um novo conjunto de hashtags da próxima vez.

 

Não espere para analisar sua estratégia hashtags uma vez por mês.

Fique atento a isso com mais regularidade, para otimizar sua estratégia e melhorar seu alcance.

Engajamento

Alcance e engajamento são duas métricas do Instagram que geram muita confusão e dúvidas.

A taxa geral de engajamento é calculada considerando o número total de seguidores. Ou seja, das pessoas que te seguem, quantas estão de fato interagindo com seu conteúdo.

É um termo que descreve as ações que os usuários do Instagram podem realizar ao interagir com seu conteúdo.

Algumas dessas ações incluem:

  • Curtir seu conteúdo
  • Comentar suas postagens
  • Salvar seu conteúdo
  • Visitar seu perfil

É um importante indicador da qualidade da sua estratégia no Instagram.

A melhor maneira de entender o engajamento é observar esse número por postagens e não de maneira geral, sobre a conta. Pense não apenas na quantidade, mas na qualidade.

Por exemplo, se você precisar calcular a taxa de envolvimento de uma postagem recente, basta dividir seu alcance pelo número de interações com ela.

Dessa forma, você poderá saber se o conteúdo foi valioso para seus seguidores. Depois de analisar muitas postagens desta maneira, suas conclusões devem ajudá-lo a definir em que seu público está interessado.

Use as informações sobre métricas do Instagram para melhorar sua estratégia de conteúdo.

Em termos de taxa de engajamento, não há valor específico que possa ser considerado um resultado bom ou ruim em termos gerais. Analise sua própria experiência e dê uma olhada no desempenho de seus concorrentes.


Conclusão

A medida do sucesso é algo diferente para cada negócio.

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