Chegou a hora do seu balanço anual!

Chegou um momento do ano bastante necessário para as contas de sua clínica ou até mesmo de seu consultório odontológico. É hora do balanço anual de sua clínica. Nesse sentido, saiba mais sobre a importância dessa atividade e dicas de como tirar melhor proveito desse necessário balanço. 2021 vem aí!

Quem empreende ou quer empreender sabe: o patrimônio de uma empresa muda muito durante o ano. Porém, também é importante saber tudo o que acontece na estrutura patrimonial do seu negócio. Para isso é feito o balanço anual da empresa.

O balanço anual (ou patrimonial) é uma das obrigações mais importantes de uma empresa ao final do ano de trabalho. É por meio dele que o dono da empresa saberá a respeito dos bens adquiridos e das possíveis dívidas, entre outras informações.

Infelizmente a maioria dos dentistas saem da sala de aula sem qualquer ou pouco conhecimento sobre Contabilidade e Gestão de marcas. Porém as duas áreas são importantes e bastante estratégicas para o crescimento de uma clínica ou consultório.

São muitas leis, regras e encargos que devem ser acompanhados, mesmo sendo um profissional autônomo ou tendo um CNPJ. Por isso, o dentista precisa fazer o planejamento tributário que defina sua forma de atuação no mercado. Com isso, o profissional tem a oportunidade de entender os investimentos, as despesas e aumentar os seus lucros conforme o andamento de sua marca.

Como é feito o balanço anual de uma empresa?

Para fazer um balanço patrimonial, você deve separar alguns componentes de sua empresa: os ativos, os passivos e o patrimônio líquido. São termos complicados, mas que na verdade representam fatores muito simples.

O balanço nada mais é do que uma lista de tudo o que sua empresa gastou com estoques, fornecedores, salários, bens e outros itens relacionados. Também são mencionadas as dívidas. A diferença entre eles gera o chamado patrimônio líquido.

Aproveite-se de relatórios

Para realizar o balanço de sua clínica, um recurso muito útil e bastante comum são os relatórios. Eles são ótimos porque lhe fornecem dados reais sobre o seu ano, mês ou trimestre. Contudo, os relatórios tendem a serem complexos e requerem demasiada atenção. O gestor precisa ter em mente que nos relatórios devem conter dados como:

  • Fluxo de caixa;
  • Margem de imprevistos;
  • Gastos sazonais (férias de funcionários ou demissões);
  • Ticket médio por pacientes e etc.

Também considere a opinião de seus pacientes

De nada adianta analisar os números e os dados se você não escuta quem realmente importante: o paciente. A satisfação dele é verdadeiramente importante porque implica em considerar custos para a prospecção de novos pacientes. O que é barateado no momento em que os seus pacientes lhe recomendam. É a força do atendimento de qualidade.

 

Por fim, por ser tão completo, o balanço permite um melhor estudo das finanças da empresa. Assim, ao analisar o mercado, você pode ter uma noção do lugar que sua empresa ocupa em relação às demais. Lembre de fazer disso um hábito e veja sua clínica crescer ainda mais em 2021.

Ah, conte conosco!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *